Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

23 Outubro de 2020 | 10h05 - Actualizado em 23 Outubro de 2020 | 10h05

Índice de criminalidade diminui na Lunda Norte no último trimestre

Dundo - Trezentos e trinta e sete crimes diversos foram registados de Julho a Setembro do ano em curso, na província da Lunda Norte, menos 86 em relação ao igual período do ano 2019, pela Policia Nacional, dos quais 330 esclarecidos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Dos crimes registados, de acordo co director do gabinete de Informação da Delegação do Interior, Daniel Costa, destacam-se as ofensas corporais (86), roubos (33), posse ilícita de diamantes (14), contrabando de combustível (8) e homicídio voluntário (7) que resultaram na detenção de 481 presumíveis autores, sendo 432 nacionais e 49 estrangeiros.

Segundo o responsável, o município de Chitato, lidera o índice de criminalidade na província com 41 por cento dos delitos, seguindo do Cuango com 19%, Lucapa com 14% e Cambulo com 13%.

Durante o período, no âmbito da “Operação Transparência”, foram detidos e repatriados 33 mil e 915 cidadãos da República Democrática do Congo por entrada e permanência ilegal no território angolano, bem como apreendidas 15 armas de fogo, 85.5 kg de estupefaciente (liamba), 30 kg de sementes de cannabis e 11 mil e 38 litros de combustível.

Daniel Costa avançou que os estrangeiros foram detidos nas zonas de exploração de diamantes, com meios e/ou materiais para a exploração artesanal de diamantes.

Disse que grande parte das detenções resultou da colaboração dos cidadãos, reiterando o apelo a população no sentido de continuarem a denunciar visando o combate cerrado da criminalidade e da imigração ilegal na província.

Leia também
  • 21/10/2020 22:13:28

    Vítimas da chuva no Cuilo recebem apoio

    Dundo - As 94 famílias desabrigadas por causa das chuvas no município do Cuilo, província da Lunda Norte, receberam, nesta quarta-feira, 420 chapas de zinco para reerguerem as residências e bens alimentares.

  • 19/10/2020 15:10:08

    Covid-19: Administrador quer apoio das empresas diamantíferas

    Lucapa - O administrador municipal de Lucapa, Lunda Norte, Daniel Mutaza, solicitou as empresas de exploração diamantífera que operam na circunscrição, a apoiarem as autoridades na criação de medidas de biossegurança para combater o novo Coronavírus (Covid-19), sobretudo nas comunidades circunvizinhas das minas.

  • 19/10/2020 14:23:38

    Mulheres rurais formadas em corte e costura no Lucapa

    Lucapa - Cinquenta mulheres rurais do município de Lucapa, província da Lunda Norte, estão a partir de hoje, segunda-feira, a ser formadas em corte e costura, no âmbito do programa de reintegração social desta franja e auto-geração de renda.